terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Queques de Bolo Rei

Todos os anos é a mesma coisa: o Bolo Rei come-se com muita sofreguidão nos primeiros dias, mas depois vai ficando, ficando, e acaba por endurecer. Podia congelá-lo, mas penso sempre que acabaremos por comê-lo todo, o que nunca acontece.

Este ano, comentando a propósito com um amigo, ele disse-me que a esposa aproveita normalmente o bolo para fazer queques.

Como nunca tinha pensado nisso nem sabia nenhuma receita, procurei na internet e encontrei uma receita no blog bago de romã que me pareceu muito boa, com a vantagem de ser apresentada na versão tradicional e também adaptada à Bimby.

O resultado não podia ter sido melhor, e recomenda-se.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os nossos presentes de Natal

Este Natal que agora termina, foi preparado cá em casa com muito carinho e muito trabalho. Para além das minhas bijuterias, que sempre integram a lista dos presentes da família e amigos, este ano resolvi deitar mão à obra e, com a ajuda da minha preciosa Bimby, confeccionar alguns produtos com que compus alguns cabazes. Comecei por fazer licores de canela, de chocolate e chocolate e menta, e por encher garrafinhas de azeite e vinagre que aromatizei com alho, louro e malaguetas e alho, louro e alecrim, respectivamente. Seguidamente, fiz também dôce de abóbora com noz, e coloquei um frasquinho em cada cabaz. Para concluir, fiz alguns bombons, bolinhos de noz, bolachinhas de gengibre e especiarias e Amorzinhos de Azeitão.


Também decorei algumas caixinhas de madeira, pintando-as de dourado e aplicando papel de scrap e cromos brilhantes. Serviram para oferecer alguns bonbons.

Finalmente, e em resultado de uma anterior pesquisa de receitas de Natal na internet, decidi experimentar o "bolo na lata". Como não queria comprar latas novas propositadamente para esse fim, decidi pintar as tampas de cada uma em dourado, e depois apliquei papel de découpage e glitter dourado. 
Depois de os bolos estarem prontos, apliquei à volta de cada lata uma faixa dourada autocolante que tapou os textos existentes.
Gostei muito dos resultados, e o próximo Natal vai com certeza ser preparado com maior antecedência, pois apesar do prazer que dá preparar presentes para a nossa família e amigos, o tempo acaba sempre por ser pouco para tudo o que queremos fazer...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A minha decoração de Natal



A minha filha colecciona globos de neve; eu prefiro o Pai Natal.



Este Presépio foi pintado por mim há muitos anos e continua a fazer parte do nosso Natal.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Passeando por Sintra no último dia de 2011, deparei-me com este graffiti que me parece muito adequado a esta altura do ano e aos tempos conturbados que vivemos. É uma grande verdade que com a crise e o desânimo que se instalou, cada um terá este ano de procurar dentro de si a força necessária para continuar a sonhar e a lutar por uma vida melhor. Parece-me assim um bom lema para iniciar este 2012, com coragem e determinação!