terça-feira, 24 de maio de 2011

Artesanato do Panamá

O artesanato do Panamá é muito variado, reflexo da interessante mistura étnica existente no país. Engloba trabalhos índígenas como as molas, têxteis, cerâmicas, objectos de madeira pintada, entre outros.
"Mola", que originalmente é o nome dado às blusas das mulheres Kunas, uma das etnias índias do Panamá, cujos membros vivem nas montanhas de San Blás, é a designação de um trabalho artístico, feito por essas mesmas mulheres.
Apesar dos homens da etnia Kuna terem adoptado o vestuário ocidental, as mulheres continuam a usar os trajes tradicionais.
Anatómicamente de baixa e magra estatura, é sinónimo de beleza ter braços e tornozelos finos, que amarram com fios decorativos.
Estas mulheres são fáceis de reconhecer, pelo lenço vermelho na cabeça e uma espécie de piercing no nariz.
O resto da indumentária é composta por pareos, combinados com blusas coloridas de mangas largas e corpetes apertados, enfeitados de molas.
A "mola" é confeccionada em tecido de algodão, em duas partes (frente e costas), onde são aplicadas entre duas a cinco camadas de tecido, formando lindos e variados desenhos. As diferentes camadas vão sendo recortadas e colocadas em lugares pré-estabelecidos, dando-lhe forma e beleza. A cor de fundo é geralmente o preto ou o laranja, sendo os tecidos predominantemente lisos e coloridos. Nas extremidades são feitas baínhas, com pontinhos invisíveis, sendo essa técnica conhecida como "aplicação inversa". Os desenhos reflectem a cultura dos Kunas e representam essencialmente animais, plantas, deuses, essencialmente tudo o que faz parte do seu quotidiano. 
Os Kunas fazem das molas o seu meio de vida. Esta tribo consegue adaptar-se perfeitamente à modernização, sem perder as suas raízes e tradições.

Durante a minha breve visita à cidade do Panamá, tive a oportunidade de visitar o mercado de artesanato local, onde se podem encontrar todos os tipos de artesanato, a preços muito mais acessíveis do que nas lojas em geral. Aí, comprei algumas peças que vos mostro hoje aqui.

Esta mola, penso aplicá-la num tabuleiro, que depois publicarei para que vejam o resultado final.

Quanto a esta, ainda vou pensar onde aplicá-la, mas talvez numa mala, blusa ou vestido.

Neste caso, a mola vem já aplicada numa pega que está a enfeitar a minha cozinha.
Comprei também alguns tecidos, que podem ser utilizados para confeccionar pareos, blusas, sacos, fazer aplicações, e tudo mais que a imaginação ditar.











Este papagaio foi esculpido numa baga de árvore

E esta é uma travessa talhada em madeira e depois pintada. Esta é especial porque o motivo é uma borboleta, que a minha filha adora.



Um comentário: