quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alguns colares novos

Tem sido muito difícil nos últimos tempos tirar algum tempo para criar coisas novas. Sei que tenho alguns pedidos em atraso, mas não por falta de vontade, apenas por falta de tempo.

Estes colares, fi-los principalmente porque tenho umas amigas à espera de colares curtos, para usar com um decote ou uma camisa, mas também foi uma forma de fazer algo diferente. Usei materias e cores variados, que resultaram em peças leves e primaveris.
Vidro e metal
Fimo e metal
Madrepérola e metal
Vidro e metal
Pérolas e coral


terça-feira, 24 de maio de 2011

As bandoletes da Sofia

A minha filha Sofia gosta, de vez em quando, de fazer também alguns trabalhos de artesanato. Neste caso, vou mostrar algumas bandoletes, onde aplicou feltro e algumas flores de croché feitas por mim.
 
A modelo é a minha sobrinha Mariana, que gostou muito delas.

Uma t-shirt para a Mariana

De entre as várias coisinhas que levei para a Mariana, reparei hoje que nesta foto ela vestia uma t-shirt onde apliquei algumas flores de fuxico.

Um carinho da Mariana

Quando estive no Panamá, a minha sobrinha Mariana, talvez como agradecimento pelos vários presentes que lhe levei, de cidiu fazer-me um carinho. Procurou na sua malinha, onde carrega os seus pequenos tesouros, e ofereceu-me esta flor, dizendo que era para eu fazer um colar quando chegasse a Portugal.

Não queria por isso deixar de aplicá-la em algum trabalho, e decidi fazer não um colar, mas sim uma pregadeira. Espero que ela veja e fique contente com o resultado. Quanto a mim, com certeza que vou usá-la, pois o azul turqueza é a minha cor de Verão.

Obrigada, Mariana!

Artesanato do Panamá

O artesanato do Panamá é muito variado, reflexo da interessante mistura étnica existente no país. Engloba trabalhos índígenas como as molas, têxteis, cerâmicas, objectos de madeira pintada, entre outros.
"Mola", que originalmente é o nome dado às blusas das mulheres Kunas, uma das etnias índias do Panamá, cujos membros vivem nas montanhas de San Blás, é a designação de um trabalho artístico, feito por essas mesmas mulheres.
Apesar dos homens da etnia Kuna terem adoptado o vestuário ocidental, as mulheres continuam a usar os trajes tradicionais.
Anatómicamente de baixa e magra estatura, é sinónimo de beleza ter braços e tornozelos finos, que amarram com fios decorativos.
Estas mulheres são fáceis de reconhecer, pelo lenço vermelho na cabeça e uma espécie de piercing no nariz.
O resto da indumentária é composta por pareos, combinados com blusas coloridas de mangas largas e corpetes apertados, enfeitados de molas.
A "mola" é confeccionada em tecido de algodão, em duas partes (frente e costas), onde são aplicadas entre duas a cinco camadas de tecido, formando lindos e variados desenhos. As diferentes camadas vão sendo recortadas e colocadas em lugares pré-estabelecidos, dando-lhe forma e beleza. A cor de fundo é geralmente o preto ou o laranja, sendo os tecidos predominantemente lisos e coloridos. Nas extremidades são feitas baínhas, com pontinhos invisíveis, sendo essa técnica conhecida como "aplicação inversa". Os desenhos reflectem a cultura dos Kunas e representam essencialmente animais, plantas, deuses, essencialmente tudo o que faz parte do seu quotidiano. 
Os Kunas fazem das molas o seu meio de vida. Esta tribo consegue adaptar-se perfeitamente à modernização, sem perder as suas raízes e tradições.

Durante a minha breve visita à cidade do Panamá, tive a oportunidade de visitar o mercado de artesanato local, onde se podem encontrar todos os tipos de artesanato, a preços muito mais acessíveis do que nas lojas em geral. Aí, comprei algumas peças que vos mostro hoje aqui.

Esta mola, penso aplicá-la num tabuleiro, que depois publicarei para que vejam o resultado final.

Quanto a esta, ainda vou pensar onde aplicá-la, mas talvez numa mala, blusa ou vestido.

Neste caso, a mola vem já aplicada numa pega que está a enfeitar a minha cozinha.
Comprei também alguns tecidos, que podem ser utilizados para confeccionar pareos, blusas, sacos, fazer aplicações, e tudo mais que a imaginação ditar.











Este papagaio foi esculpido numa baga de árvore

E esta é uma travessa talhada em madeira e depois pintada. Esta é especial porque o motivo é uma borboleta, que a minha filha adora.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Bijuteria e adornos de outros tempos, de outras culturas...

Porque as achei muito interessantes, pelo seu colorido, técnica e diversidade, aqui vos mostro algumas fotos de bijuteria e outros adornos tiradas no American Natural History Museum, em Nova Iorque.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lojas de Nova Iorque

Nova Iorque é realmente uma cidade fantástica. Tudo é grandioso, diferente, original. E as lojas, com as suas montras imponentes, não destoam de tudo o resto. Estas são algumas das que fotografei e que acho realmente bonitas...
Just Cavalli

Não fixei o nome desta loja, mas fotografei pela originalidade do candeeiro, feito com taças, saladeiras, copos... realmente espectacular!
Louis Vuitton

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Para a minha querida Anabela

Como o motivo principal das minhas férias foi visitar o meu irmão e a sua família, que vivem em Santa Catalina, Panamá, e a minha sobrinha mais nova nasceu em Março, levei-lhe umas coisinhas feitas por mim, naturalmente com muito amor e carinho.

Mostro aqui algumas delas, que misturam a costura com o croché e bordado.